/ TEIA19 // '#19

Danças da Renascença na Quinta da Regaleira

Apoie este projeto





A Quinta da Regaleira, em Sintra, um dos locais mais místicos de Portugal, mercê de um protocolo assinado com a Associação Danças com História, proporciona aos seus visitantes espetáculos únicos de Dança Renascentista. De facto, nenhum outro local seria tão adequado à apresentação deste espetáculo, considerada uma atividade moral e educativa, aconselhada como exercício para o corpo e para o espírito, ensinada desde a infância e um dos requisitos necessários à formação da dama e do cortesão.

A Pavana, lenta e cerimoniosa de espetacular majestade, e a Galharda, alegre e animada, são as danças mais mencionadas no Séc XVI. Todas as danças desta época presidem ao fausto palaciano do Renascimento, marcado, nas artes, pelos mármores, estátuas e frescos e pelas músicas polifónicas executadas por címbalos, metais, madeiras…

A Quinta da Regaleira empresta o seu esoterismo ao espetáculo Danças do Renascimento na Quinta da Regaleira, e evidencia o empenho da Associação Danças com História no rigor da pesquisa histórica, na fidelidade aos originais, tanto no desenho quanto na execução dos trajes, na adequação das coreografias ao tempo histórico.

O Projeto “Danças com História” - Programa de Atividades 2020/2021, foi reconhecido pelo Ministério da Cultura, de interesse cultural para efeitos de Mecenato Cultural.

Segue este projeto:

Danças com História

A Associação Danças com História tem por missão a animação de lugares e monumentos nobres do património português dando visibilidade à época da Expansão Portuguesa. O grupo é composto, essencialmente por professores de diferentes áreas e evoca a sociedade palaciana da época, ficcionando a presença da corte portuguesa do sec XVI, através da etiqueta, da estética do trajo e da realização de danças medievo renascentistas.