/ TEIA19 // '#8

RAÍZES - fotoconcerto

Apoie os artistas





Foto concerto “RAÍZES” - A fotografia de Artur Pastor musicada por Charlie Mancini. Charlie Mancini apresenta o foto-concerto com a obra do fotógrafo Artur Pastor. Esta é uma viagem de exceção feita pelo poeta da fotografia portuguesa; a viagem faz-se pelas raízes culturais de Portugal, com imagens únicas no meio rural e urbano.

Artur Pastor (1922-1999) foi um dos grandes fotógrafos portugueses do século XX. Iniciou o seu percurso fotográfico nos anos 40 e produziu incessantemente, durante toda a sua vida. Manifestou particular interesse pela paisagem humana, pelas etnografias do trabalho e do mundo rural.

Percorreu o país inteiro criando um acervo fotográfico único que testemunha um Portugal desaparecido.

A par da sua atividade artística desenvolveu a sua atividade profissional, igualmente na área da fotografia, na Direção Geral dos Serviços Agrícolas do Ministério da Economia, onde ingressou em 1950. Fundou a fototeca daquele ministério.

Produziu vários álbuns fotográficos e organizou inúmeras exposições individuais. Com apenas 24 anos fez a sua primeira grande exposição individual, com cerca de 300 provas, no Círculo Cultural do Algarve.

Charlie Mancini tem composto bandas sonoras para filmes independentes desde 2005. Destaca-se o seu trabalho no documentário de 2016 “Mar de Sines” realizado por Diogo Vilhena, que venceu o prémio de “Melhor Filme Etnográfico” no Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife, Brasil, em 2016. Além do cinema, criou a banda sonora e o design sonoro para a peça de teatro de rua “Insekto” a partir d’A Metamorfose da Franz Kafka.

Charlie Mancini tem actuado com o seu cine-concerto desde 2007, criando música improvisada em filmes clássicos dos primórdios do cinema, abrangendo estilos tão diversos quanto a ficção-científica, surrealismo, animação e comédia, em mais de 120 sessões na Suiça, Itália, Holanda e em todas as regiões de Portugal e Açores.

Segue o trabalho de Charlie Mancini

Fotografia de Sofia Costa

Charlie Mancini

Charlie Mancini presents classic silent films with amazing live piano performances to bring these motion pictures back to life.